Resenha: Estamos Bem, de Nina LaCour

segunda-feira, março 18, 2019


image

Marin deixou tudo para trás. A casa de seu avô, o sol da Califórnia, o corpo de Mabel e o último verão agora são fantasmas que ela não quer revisitar. O retrato de uma história em que já não se reconhece mais. Ninguém nunca soube o motivo de sua partida. Nada se sabe sobre a verdade devastadora que destruiu sua vida. Agora, ela vive em um alojamento vazio e está sozinha no inverno de Nova York. Marin está à espera da visita de sua melhor amiga e do inevitável confronto com o passado. As palavras que nunca foram ditas finalmente se farão presentes para tirá-la das profundezas de sua solidão. Estamos bem é um sussurro íntimo embalado por um soco indelével. Nina LaCour retrata a elaboração do sofrimento de forma bela e dolorosamente sincera, provocando um desejo pungente de atravessar qualquer distância para se reconectar com quem ama.


Título: Estamos bem 
Páginas: 145 | Autora: Nina LaCour | Adquira Online 
Avaliação pessoal: 

Este livro estava na minha lista de "Quero Ler" há algum tempo, deixado ali em meio a outros títulos. Depois da aquisição do meu Kindle, estou colocando em dia diversas leituras pendentes, então pensei: por que não? A arte da capa é linda, e acredito que muitos fiquem inicialmente atraídos por Estamos Bem devido a esse fator.

Primeiro somos apresentados a Marin, uma jovem que mudou-se há pouco tempo para um alojamento da faculdade e está cursando seu primeiro período. Todos os seus colegas de campus estão passando o feriado de final de ano com os familiares em suas respectivas cidades, e ela é a única a ficar na faculdade, sozinha.

Logo entendemos que a Marin está fugindo de algo, e que ela preferiu se isolar de todas as pessoas a ter que encarar seus sentimentos. Ela também, durante essas férias solitárias, está aguardando uma antiga amiga visitá-la durante três dias. É transmitido logo de início um ponto de vista do passado em que relata o bom relacionamento que ela tinha com seu avô, seu único familiar, e é sobre o que aconteceu após a morte dele que o livro vai se desenrolar.

Eu tinha afastado a dor. E a encontrara nos livros. Chorava pela ficção em vez de chorar pela verdade. A verdade era irrestrita, sem enfeites. Não havia linguagem poética nela, nem borboletas amarelas, nem inundações épicas. Não havia uma cidade presa embaixo d’água nem gerações de homens com o mesmo nome, destinados a repetir os mesmos erros. A verdade era ampla o bastante para se afogar nela.

O livro é curto e possui uma linha do tempo lenta. Os capítulos alternam entre o presente e o passado, então os leitores descobrem o porquê de Marin se afastar junto com a sua amiga, Mabel. Apesar de haver uma lentidão com a revelação da trama, a leitura é fácil e rápida. Não há muita história a ser contada, algo que imaginamos logo de início por ser um livro pequeno, porém é narrado de forma fluída. A narrativa inteira se passa durante esses três dias de visita e as memórias de um passado borrado.

A dor é muito bem narrada em Estamos Bem, a ponto de você senti-la. A solidão de Marin é tão grande que chega a ser palpável, e ela se mostra muito relutante quanto a cuidar de seus sentimentos. Talvez tudo se desenrole devagar exatamente por esse ponto - ela não quer se lembrar do passado. É um livro que narra muito bem os sentimentos de uma pessoa com doenças mentais.

Sei onde estou e o que isso significa. Sei que Mabel chegará amanhã, quer eu queira ou não. Sei que estou sempre sozinha, mesmo quando cercada de pessoas, então deixo o vazio entrar.

Outro ponto legal é que Marin é uma protagonista lésbica, e esse assunto e tratado com naturalidade. O interessante é saber que esse não é o ponto principal da história: o livro fala sobre o relacionamento dela com seu avô e sobre a dor conseguiu tomar conta de seu eu. Esse foi um ponto que eu pessoalmente gostei muito, somado ao elo de amor muito forte presente em toda a história. Há muita delicadeza acerca da cumplicidade de Mabel e Marin.

Eu gostei muito do livro, e minha classificação é quatro estrelas. Foi minha primeira leitura da Nina LaCour, e achei que foi um bom livro. Se você está procurando por algo leve e de muito significado, com certeza Estamos Bem é uma boa indicação.

Você também pode gostar

0 comentários

Estatísticas

Visitas:
Leitores online:
Blog criado em: 07/2018

Siga-me no Pinterest